Trek to Yomi é um show visual com combate dinâmico
Videogames em preto e branco são incomuns. Não é à toa que o anúncio de Trek to Yomi em junho de 2021 chamou a atenção de praticamente todos os espectadores. De seguidores mais acostumados ao atributo originalidade da Devolver Digital a players que nem conheciam a corporação direito.
Esta questão permanece pendurada durante toda a experiência. Somos continuamente bombardeados com imagens simplesmente inacreditáveis que, talvez, nem seriam viáveis com cores mais brilhantes. Trek to Yomi é um presente de fotos, se isso for inteligente para uma recreação. Aliás, jogamos no PS5, mas o jogo pode ser acessado para PS4, Xbox Sequence, Xbox One e PC.
Promovendo
Toda a iluminação, rigorosamente pensada para os quadros da digicam, valoriza as unidades – da estrutura aos personagens – com um brilho criativo impressionante. São poucas as “fotos abertas” (perdoem-me emprestar mais um tempo do cinema) que não nos fazem parar por alguns segundos e aproveitar a vista do horizonte.
Retorno Digital.
Raramente, ver nosso personagem tão pequeno em relação ao que existe ao seu redor pode causar alguma confusão na hora de tentar apreender qual solução seguir. O mesmo vale para os ajustes da câmera digital – que, dentro do modelo básico da trilogia Resident Evil, é uma faca de dois gumes.
Se, por um lado, as câmeras montadas permitem que quadros rigorosamente deliberados impressionem o participante, por outro lado, muitas vezes nos perdemos no caminho pelo qual temos que percorrer para encontrar o caminho adequado e seguir adiante.
Promovendo
Ao visualizar a seguinte situação de um ângulo, o local de onde chegamos aqui parece ser como o caminho pela frente, haverá alguma confusão. Mas com certeza está tudo bem. Com o tempo, nos acostumamos com isso.
Retorno Digital.
Acompanhar a confusão ocasional da câmera digital pode ser uma preocupação sonora consideravelmente irritante: uma vez que ouvimos o diálogo ocorrendo de uma perspectiva selecionada, quando a câmera digital muda, as vozes dos personagens são abruptamente minimizadas.
É metade. Ao mesmo tempo, geralmente é difícil não sentir alguma decepção que não vamos ouvir um diálogo entre NPCs até o topo. Por mais desinteressante que possa parecer.
O espetáculo visível de Trek to Yomi é acompanhado por uma jogabilidade que presta consideravelmente homenagem a Samurai Shodown, no sentido de que as lutas de espada são bastante punitivas.
Retorno Digital. Promovendo
Antes de prosseguir, vamos falar sobre o que está em jogo: Trek to Yomi conta a história de Hiroki, um samurai mais jovem que jurou guardar a aldeia onde cresceu depois de se desprender de uma pessoa importante em particular.
Surpreendentemente, a propósito, as seleções feitas ao longo da jornada de Hiroki podem resultar em resultados completamente diferentes. Amor, responsabilidade, nenhum. Os jogadores devem selecionar o que priorizar à medida que progridem.
Para a maioria, os jogadores de Trek to Yomi simplesmente querem manobrar derrotando inimigos em lutas rápidas. A maioria dos oponentes será derrotada em apenas dois golpes, mas alguns inimigos mais sofisticados surgem com o tempo.
Retorno Digital. Promovendo
À medida que avançamos, novos combos e armas secundárias também parecem que podem prejudicar os inimigos à distância. Para uma grande parte dos jogadores, o problema pode parecer algo entre médio e nunca excessivo, mas a localização gloriosa dos checkpoints acelera enormemente novas tentativas.
Assim, embora existam algumas penalidades extremas para erros na luta, você pode se esforçar mais uma vez sem muita preparação. Isso torna todas as coisas muito menos cansativas.
Como em tantos casos diferentes, a sensação de derrubar inimigos é extraordinariamente saborosa. Estar cercado por inimigos mais duráveis e sair sem levar um único golpe é ótimo. O mesmo vale para evitar um chefe e ver sua saúde diminuir com a velocidade enquanto se esquiva e apara golpes completamente.
Retorno Digital.
É apenas uma vergonha que as batalhas contra chefes não sejam mais algumas. Essa camada de problema adicional cairia muito bem, já que estamos falando de alguns títulos que podem durar menos de 5 horas.
Bem, um mínimo do tamanho do jogo favorece a nova jogabilidade, portanto, tornar todas as opções de diálogo acessíveis através da experiência é viável.
Promovendo
A propósito, não pense que o Japão feudal é apenas realista. Partes implausíveis também fazem parte de Trek to Yomi e são inseridas de maneira muito natural. Hiroki tem muito contato com o sobrenatural, em uma jornada de autodescoberta, aceitação e redenção.
Retorno Digital.
Não há escassez de causas para recompensar Trek to Yomi. A estética, a luta, a trilha sonora, pequenos quebra-cabeças não tão complexos que surgem na segunda metade do esporte. Estamos falando de alguns títulos básicos para os seguidores de contos de samurai, independentemente das partes implausíveis.
A história pode ter uma decisão muito menos “pomposa” do que o restante da jornada pode nos levar a imaginar, mas o jogo mostra como câmeras montadas e um pouco de jogabilidade .5D ainda podem ser usadas com maestria no mercado atual. Assim como, de fato, mostrar que os videogames podem, com certeza, colher os benefícios da estética preto e branco sem ser por meio de um filtro ou algo assim. De certa forma, é um experimento. Muito lucrativo, mesmo.