ArtigoLeague of Legends

Como splitar no LoL? O que é, como fazer e cenário ideal

Esse é um guia definitivo para você que quer saber como splitar no LoL. Falamos tudo sobre essa jogada estratégica, desde o que ela é, como fazer e qual o melhor cenário para seguir nela.

Essa é uma clássica no League of Legends, mas para dar conta de realizá-la é importante compreender todos os aspectos. Principalmente se você for de um low elo, antes de sair splitando deve conhecer sobre a jogada e saber analisar a situação.

Se você está iniciando no LoL agora, indico que dê um pulinho no nosso post sobre dicas para iniciantes de League of Legends. Vai te ajudar muito nesse início.

Agora sem mais enrolação, vamos logo entender como splitar no LoL.

O que é splitar no LoL

Antes de mais nada, você precisa entender o que é splitar no LoL. A palavra abrasileirada é uma forma verbal do termo inglês “split” que quer dizer dividir. Ou seja: splitar é dividir sua equipe visando conquistar certo objetivo.

Geralmente ela é feita com um jogador que se separa da equipe e coloca mais pressão em alguma lane. É possível realizar também com dois jogadores que se afastam do time central, cada um deles indo para uma lane.

Enquanto isso, os demais membros do time focam em conquistar algum objetivo. Como por exemplo o dragão, barão ou torres. Isso é feito para adquirir uma vantagem de tempo e de força.

Ficou confuso? Calma, falaremos mais sobre o processo de como splitar no LoL no próximo tópico.

Se você estiver nos elos iniciais, pode ser difícil conseguir fazer um bom split. Requer conhecimento e habilidade da equipe como um todo. Se estiver em busca de crescer no jogo, confira nosso guia de como sair do bronze no LoL em 9 passos.

Como splitar no LoL

Para splitar no LoL você precisa estar bem alinhado com a sua equipe sobre a estratégia. A partir disso, o passo seguinte é o do jogador Top Laner sair da TF e seguir sozinho por uma lane. 

Essa é uma jogada que demanda bastante dinâmica e concentração no jogo. Caso alguma coisa não saia como planejado, o jogador que se separou deve voltar para ajudar o time.

Digamos que existem duas modalidades de split no LoL, sendo elas:

  • 0-4-1: um jogador isolado em uma rota e o restante do time no objetivo
  • 1-3-1: dois jogadores isolados (normalmente no top e no bot)

A vantagem principal dessa jogada é que muita pressão é colocada nos adversários. Forçando uma tomada de decisão rápida deles e uma certa organização para saber lidar.

Os campeões que se separam geralmente são os que estão mais fortes durante a partida, portanto é necessário mais de um adversário para derrotá-lo

O bom é que, na teoria, qualquer escolha que o inimigo fizer requer uma concessão. Se resolvem focar em parar os laners, o restante da equipe consegue ganhar gold e fortalecer ainda mais na partida com as conquistas dos objetivos.

Já se preferem ir para a batalha onde está a maior parte da equipe, deixam o caminho livre para os laners avançarem no mapa e ficarem ainda mais fortes.

Teoricamente ela é bem interessante e vantajosa, mas você precisa ter alguns cuidados para não acabar dando um tiro no próprio pé.

Cenário ideal para splitar no LoL

Agora é hora de descrever qual o cenário ideal para você splitar no LoL. Aqueles detalhes que fazem a diferença na hora de partir para cima e que aumentam as chances da sua vitória.

Alguns detalhes importantes de se ter em mente são:

  • O campeão que irá splitar precisa estar forte. Ele deve levar a melhor em qualquer 1v1 ou até 1v2, fazendo com que a equipe adversária precise de no mínimo dois jogadores para enfrentá-lo
  • Ter um Teleporte faz muita diferença para o seu processo
  • É necessário que você e seu time estejam bem organizados e que o split seja um consenso. Se possível, esteja em uma call no Discord para alinhar tudo direitinho
  • Não deixe de wardar e de olhar o Minimapa! Visão de jogo é o grande diferencial para que seu plano não falhe
  • Um bom controle de wave e o objetivo claro em mente ajuda a não se perder durante o processo

Melhor Momento

Além dos pontos que já citamos, para você dar conta de como splitar no LoL, precisará ter uma boa leitura de jogo. É extremamente importante analisar a situação como um todo para ver se é realmente o momento para a jogada.

Para você definir se é o melhor momento, fique atento a:

  • Como está a TF? Seu time está mais fraco que o oponente? Se sim, a estratégia é válida para ganhar tempo e deixar sua equipe mais forte
  • O campeão que vai splitar está forte? Você consegue conquistar qualquer objetivo tranquilamente e enfrentar os adversários?
  • É possível para quem splitou recuar rapidamente para auxiliar o time?
  • A pessoa está com uma boa clear wave? Ou seja, consegue limpar os minions inimigos com facilidade?

A gente sabe bem como o lolzinho é um MOBA dinâmico e que demanda ações rápidas. Saber interpretar a partida é essencial para não acabar transformando a jogada perfeita em um vacilo.

Não deixe de comunicar com a sua equipe sobre o que estará prestes a fazer, é necessário que todos estejam de acordo e espertos para os passos seguintes. 

Você se separar dos demais de forma desarticulada transformará a estratégia em uma missão suicida que não te dará nenhuma vantagem. 

Os demais participantes devem aproveitar a oportunidade para se fortalecer nos outros objetivos, mas sem negligenciar a defesa da torre mid. 

Melhores Campeões

De modo geral, os melhores campeões para Top Laner (a pessoa que irá splitar) são os lutadores. Alguns exemplos são:

  • Tryndamere
  • Jax
  • Fiora
  • Trundle
  • Yorick
  • Renekton

Para você saber como splitar de forma efetiva no LoL o pulo do gato está em não apenas dominar o seu campeão. Conhecer os inimigos que irão ter um embate direto com você te deixa ainda mais a frente dos adversários.

Assim você estabelece sua itemização pensando também no confronto direto. Elencando uma build que além de te favorecer no processo também dificulta a vida do seu oponente.

O vídeo abaixo do canal Skill Capped Challenger LoL Guides fala bastante sobre a questão da build e dá alguns exemplos práticos, caso esteja em dúvida vale a pena assistir:

Além disso, é legal ter na manga os melhores sites de build de LoL. Seguem três exemplos para você, mas se quiser mais opções é só conferir o nosso conteúdo que linkamos ali 🙂

Como splitar bem no LoL?

Se você chegou aqui e de fato entendeu como splitar no LoL, deve ter percebido que para exercer essa estratégia é preciso um conhecimento e domínio amplo do game, né?

Portanto, para você conseguir fazer um bom split, precisa estudar e treinar suas habilidades. Lembre de ter paciência, é tudo um processo de aprendizado com muita tentativa e erro até acertar.

Principalmente porque cada partida é uma partida e muitas variantes além de você mesmo influenciam no resultado final. Dito isso, para você se assegurar que a sua parte você irá fazer bem, vamos deixar algumas dicas de conteúdos.

Estudar é um dos caminhos para garantir sua melhora. LoL é um game desafiador, então é preciso se dedicar. Vou deixar daqui a pouquinho dois vídeos que complementam esse material sobre split.

É legal assistir porque ambos trazem exemplos visuais, o que ilustra bem tudo o que foi dito aqui. E vamos combinar que quanto mais você pesquisar sobre, mais vai compreender a jogada, certo?

O primeiro é do canal FILOLsofando. Ele traz um guia completinho de split, inclusive com exemplos de composições para você se atentar:

O segundo é do ProGuides Challenger League of Legends Guides e também é um guia bem completo e atualizado de split:

Vale a pena sempre ficar de olho nos melhores streamers de LoL, durante as partidas você pode presenciar um exemplo ao vivo de split. Uma boa também é seguir canais como o Be Challenger que traz gameplays avançadas.

Quer saber mais sobre League of Legends ? Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo