no ,

O que é jogo FPS – First-Person Shooters?

Tiro em primeira pessoa (ou FPS) é um gênero de jogos de computador e console que se concentra no combate com armas de fogo, onde você vê do ponto de vista do protagonista, como se o jogador e o personagem do jogo fossem o mesmo observador. É um subgênero de jogos de tiro.

Fundamentos do jogo FPS

 Inicialmente, jogos como simuladores de vôo também eram considerados jogos de tiro em primeira pessoa, mas na década de 1990 eles começaram a designar jogos nos quais você navegava livremente com um personagem pela cena e carregava armas e lançadores. Projéteis. Nesse sentido, Wolfenstein 3D (1992) pela ID Software foi considerado um dos primeiros FPS para computador. [1]

 O gênero foi inicialmente referido como estilo Doom ou tipo Doom devido à popularidade do jogo Doom (1993). (também do software de ID). O primeiro jogo FPS brasileiro foi Incidente em Varginha, lançado em 1998.

Inicialmente, havia jogos que simulavam uma perspectiva em primeira pessoa, mas os personagens não podiam se mover pela cena sozinhos. Um dos primeiros lugares que o jogador pôde conhecer foi Battlezone (1980), um popular simulador de tanque feito pela Atari.

Evolução

 O gênero realmente não decolou até o final dos anos 1980, quando os gráficos 3D melhoraram. Em 1991, os futuros fundadores da id Software lançaram o Hovertank 3D, um jogo de tanque com um labirinto 3D complexo. Depois disso, eles lançaram Catacomb 3D com várias melhorias nos gráficos e na jogabilidade.

 Em 1992, a tecnologia foi aprimorada com suporte para gráficos VGA em Wolfenstein 3D, publicado pela id Software, também trouxe a capacidade de trocar armas, coletar munições. entre outras notícias de coisas. Wolfenstein 3D se tornou um sucesso e é considerado o primeiro verdadeiro FPS.

 Em 1993, a id Software lançou o Doom. Com melhorias gráficas (texturas no teto e no chão, paredes de diferentes tamanhos, diferentes alturas) e modos multiplayer, tornou-se o título inovador do gênero e um sinônimo para o jogo FPS.

 Em 1996, a id reinventou o gênero, com Quake, o primeiro FPS com gráficos totalmente tridimensionais, já que os títulos anteriores mostravam inimigos e armas como figuras bidimensionais. Seu motor de jogo foi vendido para várias empresas, criando muitos títulos como Half-Life e Counter-Strike. No mesmo ano, Duke Nukem 3D foi lançado pela 3D Realms, que também apresentava os avanços gráficos de Quake (ambientes destrutíveis, alturas variáveis ​​de salas, quarto sobre quarto) e fazia sucesso com sua caricatura de protagonista machista e sarcástico.

Os jogos de tiro para console também se tornaram populares na década de 2000 com a série Halo da Microsoft, com o primeiro jogo da série sendo o título principal no lançamento do Xbox, a sequência Halo 2 (2004) sendo o título mais vendido do console e contribuindo para o Popularizando o Xbox no serviço online ao vivo e Halo 3 (2007) é o próximo título de console mais vendido, Xbox 360.

Jogos de sucesso

 Um dos cenários mais populares para atiradores são os jogos disputados durante a Segunda Guerra Mundial, com Medal of Honor como um dos Pioneers em 1999. As sequências de Medal of Honor e Battlefield 1942 (2002) e a série Call of Duty e Brothers in Arms popularizaram os jogos de tiro com esse tema histórico.

Um dos FPS que se tornou mais popular entre os jogadores foi o Counter-Strike. Este título começou como uma modificação de outro jogo (Half-Life) feito pela Valve e rapidamente se tornou um dos FPSs mais famosos de todos os tempos, com eventos competitivos de versões mais antigas ainda acontecendo hoje.

 Atualmente, ser um jogo de tiro em primeira pessoa se tornou um gênero produtivo e lucrativo para os produtores. A sub-série contemporânea de Call of Duty Modern Warfare quebrou recordes de vendas, assim como o primeiro episódio da série, que se passa na Guerra Fria, Call of Duty: Black Ops (2010), que se passa na década de 1980 e Call of Duty: Modern Warfare 3, ambientado na guerra moderna.

Escrito por Odilon Queiroz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

a-playstation-store-continuara-as-operacoes-para-ps3-e-ps-vita

PlayStation – Origem e utilidades

xbox

Xbox : Da origem aos dias atuais