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Kirby and the Forgotten Land expande os horizontes cor-de-rosa do herói

Sempre presente, mas não frequentemente apresentado, Kirby finalmente descobriu uma técnica para aproveitar a mudança: terminar o salto para a terceira dimensão.

Ao longo de seus 30 anos de vida, o matador de deuses mais fofo do ramo teve dezenas de aventuras com mecânicas muito experimentais e distintas – no entanto, resistiu o tempo todo à transição para o 3D completo. Até mesmo jogos de 3DS como Planet Robobot funcionaram com perspectiva e profundidade, mas sem abandonar a essência de um jogo de plataforma 2D.

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E a segunda chegou: Kirby e a Terra Esquecida ousam e são recompensados ​​por tamanha ousadia. O herói rosa navega naturalmente por áreas tridimensionais, imitando títulos como Tremendous Mario 3D World para criar uma jornada linear não muito difícil, porém memorável dentro da quantidade de segredos e técnicas e surpresas.

Divulgação / Nintendo

Depois de um outro dia aparentemente pacífico virado para o lado errado por um risco apocalíptico no planeta Popstar, Kirby finalmente acaba sendo sugado para um buraco de minhoca e levado para uma terra desconhecida. Vendo seu companheiro Waddle Dees sequestrado por feras que habitam este novo mundo, o herói decide partir em uma missão de resgate.

O palco principal de Fogotten Land explica o subtítulo do esporte: o cenário para a nova jornada é uma terra esquecida, abandonada por uma civilização que deixou de existir. Kirby dá seus primeiros passos dentro das ruínas de uma metrópole que desde então foi tomada pela natureza selvagem, com musgo e vegetação protegendo prédios e ruas em ruínas.

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O tema pós-apocalíptico persiste em todo o esporte e é a fonte de alguns de seus fatores mais fortes. Depois de deixar a cidade para trás, Kirby também visita ambientes como uma instalação industrial costeira e as ruas e metrô de uma metrópole nevada. Essas são eventualidades chocantes e completamente diferentes do que foi visto antes da sequência – o que parece ter impressionado os construtores a colocar o herói rosa em condições cada vez mais surreais. Você achou engraçado que Kirby pode ‘engolir’ e dirigir um automóvel? Na verdade, isso é apenas o começo.

Entre os muitos destaques do esporte está a área do Wondaria Stays: um parque de diversões desatualizado e deserto que também funciona porque é automatizado, repleto de uma tenda de circo e um desfile no estilo Disney. É uma combinação muito impactante: a atração do cenário, a fofura de Kirby e a melancolia do pós-apocalipse tudo em um.

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O salto de 2D para 3D geralmente é notavelmente árduo para franquias de plataforma, no entanto Forgotten Land passa a marca com facilidade óbvia. Independentemente de toda liberdade de movimento, a sensação de controlar Kirby pelas fases é semelhante a como o herói agia em 2D. Ele é ágil, mas não tão ágil, e ainda assim consegue inflar como um balão e flutuar para saltos tortos apropriados. Kirby suga o ar ao seu redor para engolir objetos e inimigos, e o cone de efeito da sucção é amplo o suficiente para que você não fique confuso com relação a agarrar algo específico.

A única ressalva em relação aos controles é em relação ao pico do vôo de Kirby: há um certo ‘teto invisível’ que impede o herói de alcançar certos elementos da situação contando com o local de início do voo. É compreensível, uma vez que a possibilidade de flutuar ‘para a parte mais alta da tela’ resolveria o problema de várias fases, mas causa frustração em certos elementos.

Convenientemente introduzido junto com Kirby no novo mundo, vários dos inimigos tradicionais da franquia podem ser absorvidos em troca de power-ups igualmente nostálgicos como Espada, Bomba e Lareira. Kirby herda poderes de quem ele engole, juntamente com uma espada para cortar inimigos como um cavaleiro, bombas que podem ser lançadas à distância e a capacidade de cuspir fogo. Os 2 novos poderes são o Drill, que vem com uma broca para cavar o fundo e atacar os inimigos por baixo, e o Ranger, que atira em alvos distantes.

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A informação massiva quando se trata de power-ups, no entanto, é o potencial para cultivá-los com a ajuda do ferreiro Waddle Dee. Quando Kirby descobre a receita para um aprimoramento, ele pode negociar fontes para aprimorar completamente um determinado talento. Os bumerangues de Cutter, por exemplo, ficam muito mais eficazes quando o talento evolui para Chakram Cutter. Junto com o espeto perto dos alvos, Needle começa a tirar fotos de objetos pontiagudos dentro da evolução Litter Needle.

As atualizações de todo o jogo são muito satisfatórias de encontrar e usar, e é uma vergonha que os combates que Kirby enfrenta no desenvolvimento regular da jornada não medem tanto quanto esses poderes. Qualquer uma das atualizações fundamentais é robusta o suficiente para destruir todos os inimigos espalhados e a maioria dos chefes – sem mencionar as atualizações secundárias, que tornam os power-ups ainda mais fortes. O perigo de perder a posse de um power-up também pode ser minúsculo, porque a janela de tempo para recuperar energia após Kirby ser atingido pode ser muito benéfica.

Por sorte, Forgotten Land encontra métodos extras que chamam a atenção para colocar power-ups em movimento em seu conteúdo não obrigatório. As sequências de batalhas do Coliseu, por exemplo, criam problemas com a quantidade de oponentes. Os desafios de contra-relógio da Treasure Highway brilham por serem adaptados para power-ups específicos.

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Cada estágio em Forgotten Land é independente, com seu registro pessoal de segredos, técnicas e colecionáveis. Os power-ups podem ser carregados de um estágio para o seguinte, mas sempre que um quebra-cabeça requer o uso de uma determinada energia, o jogo se certifica de posicionar os inimigos que fornecem esse power-up antes dele. Isso também vale para as transformações mais estranhas de Kirby, que podem ser obtidas pelo novo Modo Boca.

As reações ao trailer exclusivo de Forgotten Land tentaram igualar Kirby engolindo um automóvel com a mecânica de posse de Tremenndous Mario Odyssey, que deu boa liberdade ao participante que controlava o encanador de bigode. Mas não é assim que as coisas funcionam no último jogo: Kirby pode engolir e retrabalhar diretamente em uma máquina de venda de refrigerantes, por exemplo, apenas em trechos específicos para atingir metas predeterminadas.

No entanto, a linearidade de utilizar a mecânica não tiraria sua atração, já que muitas das transformações são bem-humoradas em um estágio realmente primitivo. Um exemplo é a escada Kirby, que posiciona as plataformas para locais maiores na situação, mas também consegue cair ao lado com violência extraordinária para esmagar inimigos indefesos. Um outro é o cone de Kirby, que destrói cada pequena coisa em seu caminho e evoca o participante com um estágio de respeito de modo algum anterior ao obtido por um objeto tão insignificante da vida real.

Com a emissão aleatória de seu favor, os construtores de Forgotten Land apresentam no Mouthful Mode uma técnica para destilar toda a sua criatividade na cenografia. Meu foco particular na recreação é o palco Invasion on the Home of Horrors, uma parte do mundo de feiras mencionado acima, que transforma Kirby em uma lâmpada que deve iluminar os corredores de uma casa mal-assombrada. Essa é provavelmente a minha parte favorita da franquia completa.

Divulgação / Promoção Nintendo

Forgotten Land é uma viagem surpreendentemente longa que faz as horas voarem porque está sempre participando. Repetir fases para resgatar todos os Waddle Dees escondidos e perseguir diferentes segredos e técnicas com power-ups específicos é um curso indolor e recompensador, pois todas as suas conquistas são recompensadas com possibilidades de girar a roda de determinação colecionável e progredir em Waddle Dee City .

A vila é reconstruída à medida que Kirby progride em sua busca, desbloqueando problemas como um show de cinema com todas as cenas do jogo e minijogos não obrigatórios como Tilt-and-Roll, que usa sensores de movimento para transmitir novamente a nostalgia. dos dias do Sport Boy Shade.

Um outro fator de jogabilidade que pode melhorar sua vida útil é o modo cooperativo fácil, porém sincero, que coloca um segundo participante no comando da Bandana Waddle Dee. É uma experiência assimétrica pela qual Kirby suga muito do trabalho para si mesmo, com a co-estrela resignada ao seu lugar sem muitas fontes para brilhar. Apesar de ser muito parecido com o Tremendous Mario 3D World, Forbidden Land considera o co-op um pouco mais do que um holofote.

Visualmente, Kirby and the Forgotten Land impressiona pelo caminho da arte. As águas de Everbay Coast e as letras pequenas nas ruínas de Winter Horns apresentam uma distinção de colocação para a simplicidade padrão da sequência, embora sejam vistos os sacrifícios que o esporte tem que fazer na decisão de correr bem em Change.

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Seria injusto infantilizar Kirby brincando que ele finalmente ‘atingiu a maioridade’ dando o salto para o 3D, considerando que mesmo quando ele foi pego em 2D Kirby ainda era provavelmente a franquia mais inventiva do estilo completo. Mas certamente é bom ver que a bolota rosa conseguiu desenvolver seus horizontes com eficiência.

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Muito mais ousado que seus antecessores, Kirby and the Forgotten Land está entre os melhores títulos do herói, a par de joias como Planet Robobot e Return to Dream Land, e um que evoca confiança no futuro da franquia.

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Lançamento de Kirby e a Terra Esquecida

25.03.2022

escritor

Nintendo

desenvolvedor

Laboratório HAL

Estilo

Plataforma

examinado em

Mudança Nintendo

plataformas

Nintendo Switch

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