no

O que é o termo eSport? Saiba tudo sobre.

o que é o eSport

Esports ou Esportes Eletrônicos é nada menos que é um fenômeno que está subindo na cultura gamer. Contudo, existem algumas curiosidades relacionadas ao termo eSport.

Origem

A princípio, a origem dos Esportes Eletrônico estão ligadas ao continente europeu e asiático. Nesse sentido, a Coreia do Sul foi um dos primeiros países na década de 2000 a reconhecer o eSport. Logo após, outros continentes acabaram adotando à modalidade que hoje tem triunfo dentro da cultura gamer.

Assim, a primeira notícia sobre um evento de eSport vem do ano de 1972, nos Estados Unidos, Universidade Stamford, na Califórnia. Assim também, o evento de organização pelos próprios universitários teve a premiação de um ano de assinatura de uma revista.

O termo eSport

Sobretudo, Esporte Eletrônico ou eSport são termos relativos à uma modalidade de game. Ou seja, a modalidade à qual se refere tem caráter de torneio competitivo de nível profissional. Sendo assim, jogadores de todo o mundo disputam solo ou em equipes via internet e em competições presenciais.

Nesse ínterim, os torneios são transmitidos à milhares de fãs em todo o mundo. Por exemplo, League of Legends, um dos jogos mais famosos da modalidade MOBA, no ano de 2020 registrou um pico de 46 milhões de espectadores sincrônicos.

Como funciona

Acima de tudo, pode-se considerar o eSport uma modalidade em que sua organização é fundada em 4 (quatro) pilares. Ou seja, esses pilares são: empresas de jogos, ligas, jogadores e plataformas de streaming. Por isso, esses quatro pilares devem sempre estar alinhados para a durabilidade dos games. Características de cada pilar:

EMPRESAS DE JOGOS ELETRÔNICOS – Primeiramente, são os criadores dos jogos, que querem a repercussão do game até que se evolua à classe eSport. Além disso, essas empresas podem exercer a função de organizadores dos eventos.

LIGAS – A função é organizar os campeonatos. Ainda mais, têm a função de criar as regras da disputa, pegar recursos com patrocinadores e a divulgação de seus eSports.

JOGADORES – São os personagens, assim como qualquer atleta de esporte tradicional podem seguir carreira solo ou em equipe. Como resultado, são pagos pelos seus clubes e recebem dinheiro de seus patrocinadores.

PLATAFORMAS DE STREAMING – O eSport tem hoje o reconhecimento graças à esse importante pilar. Ou seja, essas plataformas têm desempenho no crescimento dos eventos. Por isso, hoje em dia há uma série de meios para assistir aos campeonatos, como a TV, YouTube e Twitch.

Escrito por Odilon Queiroz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hood:-outlaws-&-legends-–-14-dicas-para-o-roubo-perfeito

Hood: Outlaws & Legends – roubo perfeito, dica

lol:-msi-2021-group-stage-–-day-one-recap

LoL: MSI 2021 fase de grupo – Recapitulação do 1º dia