E-Sports

Panorama do eSport na pandemia.

Como de forma esperada para muitos e contrário aos demais segmentos, o eSport na pandemia teve um grande avanço no mercado. E, fatores para isso são diversos.

O progresso no atual período.

Primeiramente, um dos principais fatores para o crescimento do eSport no mercado foram os canais esportivos. Pois, se habilitaram para mais transmissões dos eventos ao vivo. Uma vez que, durante o período de pandemia as pessoas ficaram mais separadas. Assim, sem podem praticar tanto esporte físico e coletivo, os jogos eletrônicos se tonaram um escape.

Dessa forma, o consumo online das pessoas estão transformados, as plataformas de eSport comemoram recordes. Bem como, a Steam, plataforma de jogos digitais mais popular do mundo, que registrou pico de usuários simultâneos. Em 2020 no mês de março 22,6 milhões de usuários foi o recorde.

“Esse fenômeno é uma consequência natural do atual cenário em que vivemos. Os games se tornaram opção até para os esportes tradicionais no momento de entreter o público que viu torneios e campeonatos serem cancelados. Os eSports já possuem um cenário consolidado, principalmente no Brasil”

– Bruno Maia, ex-vice-presidente de Marketing do Vasco da Gama

O crescimento do mercado

Em seguida, o mercado do eSport na pandemia teve um grande avanço, mesmo tendo um progresso já recorrente. Pois, a cada dia as pessoas procuravam mais essas modalidades de esportes.

No entanto, o período atual deu um estímulo nunca ocorrido comumente. De acordo com a Newzoo, órgão de pesquisas sobre os eSports, o mercado mundial movimentou em 2020 uma média de US$ 1,59 bilhão. Sendo assim, os resultados basicamente triplicaram. Pois, em 2018 a movimentação foi de US$ 480 milhões. Apesar disso, venda de ingressos, produtos diversos, patrocínios e espaços em mídia no ano passado, chegou a alcançar por volta de US$ 897 milhões.

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