no ,

PlayStation – Origem e utilidades

a-playstation-store-continuara-as-operacoes-para-ps3-e-ps-vita

Foi lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão e em 29 de setembro de 1995 nos Estados Unidos. Desde o seu início até 2006 (quando a produção parou), o PlayStation vendeu mais de 103 milhões de unidades. Originalmente, o PlayStation era um reprodutor de CD-ROM para o Super Nintendo Entertainment System, o CD SNES, que seria produzido em cooperação com a Nintendo.  Durante as negociações para o lançamento no mercado, o acordo entre as empresas foi rompido. Então, o engenheiro Ken Kutaragi convenceu os executivos da Sony a continuar o projeto. Foi aí que nasceu a divisão Sony Computer Entertainment (atual Sony Interactive Entertainment) com o objetivo de trazer ao mercado um novo console de videogame: o PlayStation. Mal sabia a Nintendo que foi lá que nasceu seu maior rival no mundo do entretenimento eletrônico, superando até a Sega.

Games de Sucesso

 Seus principais concorrentes foram Nintendo 64 e Sega Saturn, entre seus jogos de maior sucesso destacam-se os dois primeiros Gran Turismo- Series, Tekken Series, Tomb Raider Series, Ridge Racer Series, Resident Evil Series, Need For Speed Series, Crash Bandicoot Series, Dragon Quest VII, Spyro, Silent Hill, Driver, entre outros. A produtora da Squaresoft tornou-se exclusiva para consoles e lançou jogos de sucesso como a série Final Fantasy, Parasite Eve, Chrono Cross, Vagrant Story e outros.

Trajetória e referências dos consoles

O PlayStation 2 (PS2) é o segundo console de videogame produzido pela Sony Computer Entertainment depois do PlayStation original. Foi lançado pela primeira vez em 4 de março de 2000 no Japão, 26 de outubro na América do Norte e, posteriormente, em 24 de novembro na Europa. O PlayStation 2 hoje tem o título de console de videogame mais vendido da história: Mais de 150 milhões de unidades foram vendidas em todo o mundo.

 No Brasil, segundo a Sony, o PlayStation não foi oficialmente vendido por causa da pirataria e de uma batalha judicial em torno do Playstation e denomina PS2, pois essas marcas já foram registradas por uma empresa. Mesmo assim, havia um grande mercado informal de consoles e jogos. Em 2009, a Sony do Brasil finalmente lançou a linha PlayStation 2 no país e também vendeu jogos para PlayStation 3.

A PlayStation 3 (PS3) é a terceira console de videogame de mesa produzido pela Sony Computer Entertainment e o sucessor da PlayStation 2. Foi lançado em 12 de novembro de 2006 no Japão, 17 de novembro na América do Norte e em 29 de março de 2007 na maior parte da Europa e na Oceania. No Brasil foi lançada oficialmente em 11 de agosto de 2010.

O PlayStation 4 (PS4) é um console da Sony. Ele veio depois do PlayStation 3 como um console de desktop e depois do PlayStation Vita na linha geral de consoles da Sony. O dia de lançamento do console foi 15 de novembro de 2013 nos Estados Unidos e 29 de novembro de 2013 na América Latina (incluindo Brasil) e Europa, segundo dados publicados pela própria Sony. O console custa $ 399,00 ou cerca de R $ 1000,00 nos Estados Unidos, enquanto o preço no Brasil atingiu $ 3.999 quando foi lançado.  O console está sendo montado no Brasil, com o preço inicialmente reduzido para R $ 2.600,00. O console apresenta o controlador Dualshock 4, que oferece novas funções em comparação com o Dualshock 3 e Dualshock 2. A Sony lançou o PlayStation 4 Pro (PS4 Pro), uma versão redesenhada e mais poderosa do PS4 que foi confirmada pelo fabricante semanas antes a demonstração técnica da E3 2013 em Nova York em 7 de setembro.

O PlayStation 5 é o console mais recente da Sony lançado em novembro de 2020. Ele tem um SSD e sua CPU e GPU vêm da AMD, bem como possível compatibilidade com versões anteriores de títulos de PlayStation 4 e PlayStation VR.

Considerações dos fabricantes

 O fabricante já anunciou que a compatibilidade com versões anteriores não é o foco da empresa e, de acordo com eles, nossa comunidade quer jogar o Homem-Aranha, Deus da Guerra e está ansioso para colocá-lo em prática em Days Gone. (…) Procuramos, portanto, criar novas formas de brincar. (…) Por exemplo, já lançamos jogos como Shadow of the Colossus [Remake] que reproduzem essas experiências, mas são coisas muito concretas … muitos foram pensados ​​para atender às necessidades do nosso público. – Liliana Laporte, gerente geral da Sony Interactive Entertainment . Com base neste princípio, a empresa acredita que não há necessidade de se preocupar com retrocompatibilidade, já que na prática seus clientes não se interessam por jogos desatualizados e a nostalgia é temporária * 100004 * A Sony também anunciou a pré-venda de uma versão banhada a ouro do console, realizada pela empresa britânica Truly Exquisite

Escrito por Odilon Queiroz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

como-ajustar-a-velocidade-do-mouse/cursor-em-league-of-legends?

MOBA, saiba tudo sobre o que se trata da modalidade

O que é jogo FPS – First-Person Shooters?