Variedades

Faculdade de jogos digitais vale a pena?

Você que ama o mundo dos games e quer entrar na área de jogos digitais já deve ter se deparado com a grande questão: a faculdade desse ramo vale a pena?

Primeiramente, saiba que essa não é uma pergunta específica de quem quer entrar no mundo de produção de games. 

Desde já, a questão de fazer uma faculdade é algo que sempre levantou muitas perguntas e atualmente, com um grande número de opções online de ensino, essa pergunta se torna ainda mais válida.

Por isso, Atribuir que faculdade de jogos digitais vale a pena pode não servir para todos, assim como falar o contrário.

Mas, como assim?!

Certamente, cada um procura um propósito diferente e a suas escolhas são baseadas nisso. Portanto, o que é bom para um, não necessariamente será bom para outro.

Mas para que você entenda em qual lado desse você está, escrevemos este post.

Vamos analisar as diversas questões que podem indicar se faculdade de jogos digitais vale a pena para você.

Antes de mais nada, quero deixar claro que este é um assunto polêmico e não somos nós que vamos saber o que é melhor para você. Então, encare este texto como uma fonte de informações que tem o objetivo de te mostrar as diversas questões envolvidas na pergunta principal: faculdade de jogos digitais vale a pena?

Segue com a gente!

O que me ajuda a saber se faculdade de jogos digitais vale a pena?

Para responder se faculdade de jogos digitais vale a pena, é importante, primeiramente, que você tenha uma boa ideia do que você quer para sua vida profissional.

Aquela velha história de fazer aquilo que você realmente gosta se encaixa aqui. Mas nem tudo é preto no branco como essa frase sugere. Muitas pessoas começam suas faculdades sem ter muita ideia do que realmente gostam de fazer e acabam se encontrando em áreas que nem imaginavam que iriam gostar.

Do outro lado, existem também, aqueles casos de pessoas que entram em um curso que sempre acharam que iria amar e acabam descobrindo que não gostam nem um pouco de trabalhar na área. Ou pior, não tem vocação. O que torna o aprendizado mais difícil. Mas, nunca impossível.

É importante que você tenha em mente essas possibilidades. A área de games encanta muito pelo fato de adorarmos jogar diversos jogos. Mas, quando vamos para o outro lado, o de criar jogos, podemos descobrir que não é tão divertido assim. 

Para que você não seja pego de surpresa, estude bem o assunto antes de tomar qualquer decisão. 

Se possível assista algum material sobre as matérias que você vai aprender, para que você não seja pego de surpresa e desista no meio de seus estudos.

A partir do momento que você se prepara para uma tomada de decisão, você terá a tranquilidade que precisa, com você mesmo, de que tomou a decisão que precisava ser tomada naquele momento. E isso serve para qualquer área ou profissão.

Leia também: Aprenda as melhores formas de como criar um jogo simples

Já sei com o que quero trabalhar! Qual caminho devo seguir?

Feito seus estudos, é hora de realmente decidir sua direção. E as opções podem ser um pouco diversas como as opções que separamos abaixo:

  • uma faculdade de jogos digitais
  • um bom curso na internet
  • se especializar diretamente em alguma área específica na criação de jogos

Vamos falar mais sobre estas opções e os principais pontos de cada uma delas nessa sua importante decisão.

Faculdade de jogos digitais

Acima de tudo, a faculdade de jogos digitais é uma especialização recente, que não é encontrada em muitas faculdades e cidades no Brasil. Então a primeira coisa que você deve observar é a possibilidade de fazer ela presencialmente ou procurar por opções EAD (Ensino a distância).

Dito isso, alguns pontos principais deverão ser levados em consideração por você na escolha de uma faculdade de jogos digitais:

  • Localização
  • Custo
  • Peso do nome da instituição de ensino
  • Networking
  • Tempo

Localização

Primeiramente você deve levar em consideração a localização das opções de instituição de ensino disponíveis para você.

Isso vai impactar toda a sua vida durante o período em que você irá fazer o seu curso. De maneiras positivas e negativas.

Entretanto, se você escolher uma instituição de ensino física, você terá custos de transporte (ou até mesmo de moradia em outra cidade), mas uma maior interação pessoal com as pessoas que lá estudam com você.

Já na opção EAD você corta esses custos mas tem uma menor relação com os outros envolvidos em seu curso.

Custo

Todavia, o custo de um curso presencial é normalmente mais elevado que o de uma faculdade EAD. Além de todos os custos relacionados com o transporte e moradia, caso você precise se mudar para uma localização próxima a faculdade, como dissemos anteriormente.

Sobretudo,faculdades EAD têm preços mais acessíveis por conta de seus custos reduzidos em estrutura, mas não deixam de ser boas opções também.

Peso do nome da instituição de ensino

Em seguida, o nome da instituição de ensino ainda carrega um peso sobre a qualificação profissional. Porque diversas empresas olham profissionais de forma diferente de acordo com a faculdade por onde ele passou.

Sim, isso parece coisa do século passado, e realmente não é uma máxima no mercado mas, vai acontecer ocasionalmente.

Portanto, a melhor forma de você não se preocupar com isso é absorvendo tudo o que puder de sua faculdade e ter muito material bom para mostrar o seu valor. Se você se mostrar um ótimo profissional, não terá com o que se preocupar.

Networking

Um dos principais pontos das faculdades presenciais é o networking que você faz com os outros alunos.

Conhecer outras pessoas em um ambiente acadêmico é um grande fator para qualquer carreira. Seja em parcerias de novos negócios, recomendações em processos seletivos ou mesmo para descobrir bons amigos, para a vida, que se interessam pelas mesmas coisas que você.

Sem contar em projetos que a própria faculdade proporciona, como uma empresa júnior, por exemplo. Onde os alunos colocam a “mão na massa” em uma empresa e aprendem bastante para o mercado de trabalho.

Tempo

Uma graduação em faculdade dura em média 3 anos e você vai aprender muita coisa teórica que vai te servir mais como curiosidade do que realmente ter valor profissional.

Claro, é uma grade completa de ensino para realmente te dar base para a formação. Mas pode te ocupar mais tempo que outras opções disponíveis para você.

Curso online

Cursos para criar jogos que sejam online são uma outra fonte de conhecimento muito utilizada por diversas pessoas.

Cursos online apresentam muito conteúdo, muitas vezes com tanta qualidade quanto uma faculdade. E, no geral, mais prático.

Geralmente, os cursos de desenvolvimento de jogos são muito mais em conta do que a faculdade, e oferecem conteúdos totalmente voltados para a prática.

É como se você encontrasse toda informação que você vai precisar para desenvolver o seu jogo digital mastigada e entregue a você de forma objetiva para você assimilar rapidamente tudo aquilo que você precisa, efetivamente.

Mas, tem os seus poréns!

Um curso online, por mais que te coloque em contato com outros alunos, não vai te proporcionar aquele encontro diário com colegas de ensino. E muitas vezes também não terá o mesmo peso que ter uma formação tradicional em alguma faculdade de ensino famosa. 

Sem contar que seu certificado de conclusão não é um curso superior reconhecido pelo MEC.

Como você pode ver, as opções se contrabalançam e nada impede você de experimentar um curso online primeiramente antes de se aventurar em um longo e caro compromisso como uma graduação inteira.

Uma boa opção de curso online de criação de jogos digitais que sempre recomendamos aqui é o curso da Danki Code.

O curso da Danki Code já é um velho conhecido, já tendo formado milhares de alunos desde a sua criação.

Este é um curso completo que vai te dar base para todas as atividades relacionadas à criação de jogos digitais.

Com ele você será capaz de criar qualquer tipo de jogo. Do básico ao avançado. Como alguns exemplos que você fará durante o curso:

  • Criar mais de 25 jogos completos em 2D e 3D;
  • Criar até mesmo sua própria Game Engine (mecânica do jogo), tanto para 2D quanto para 3D;
  • Publicar o seu jogo em qualquer plataforma do mercado;
  • Dominar as principais linguagens de programação;

Em sua página você vai encontrar depoimentos de diversos alunos e famosos como do Peter Jordan do Ei Nerd!

Especialização em alguma área específica da criação de jogos

Uma recomendação muito recorrente de diversos profissionais é se especializar diretamente em uma opção base da indústria dos games. Como por exemplo uma faculdade de Ciências da Computação ou mesmo de Artes Gráficas.

Isso pelo fato de você já se especializar diretamente em áreas do conteúdo que vão ampliar ainda mais o seu leque de opções de trabalho e não só na produção de jogos.

Leia também: Tudo sobre o que é Pixel Art: como usar e onde achar + cursos

E aí? Faculdade de jogos digitais vale a pena?

Como você pôde ver, o assunto rende muitas questões e cabe a você medir todas elas da melhor forma possível e chegar a sua própria conclusão se faculdade de jogos digitais vale a pena.

Não se preocupe em ter certeza da resposta. Nunca temos. Mas siga aquilo que te parece o mais sensato para você nesse momento.

Como você também viu, uma boa opção rápida, sem burocracia e barata para te ajudar a começar é o curso da Danki Code.

A Danki Code conta com suporte individual e personalizado, além de contar com garantia de 30 dias!

  • Criar mais de 25 jogos (2D e 3D)
  • Dominar as principais Engines e criar a sua própria
  • Aprender como publicar o jogo no mercado e exportar para qualquer plataforma
  • Ter um certificado válido e oficial
  • Acesso vitalício ao conteúdo
  • Materiais para download

Se você tiver uma graninha sobrando e quiser mergulhar de cabeça no setor, com certeza precisa conhecer mais desse curso. E para saber mais, basta clicar aqui 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo