Associação Brasileira de Gamers: eSports na legalidade
Você sabe como montar uma Org de eSports ? E as implicações legais que montar uma Org de eSports pode ter ? Entenda a ABG.
Conhecendo a Associação Brasileira de Gamers
Antes de mais nada, a Associação Brasileira de Gamers (ABG )é uma associação voltada aos e-sports e à prestação de serviços de assessoria jurídica a jogadores de diversos patamares e às organizações de eSports desde o amador ao profissional.
Com o crescimento meteórico dos eSports, junto com a indústria dos games vieram as inúmeras questões legais que a circula. Atualmente o que temos mais visto são orgs de eSports se formarem, equipes competirem por prêmios, times representando marcas…Logo, tudo isso gera o que chamamos de relação jurídica . Contudo, deve-se levar em consideração que muitos cyberatletas e equipes não sabem;
- os direitos que possuem;
- a quem recorrer caso sejam lesados ou tenham seus direitos tolhidos;
- os benefícios de trabalharem dentro da legalidade;
- como legalizar suas organizações, federações e parcerias.
Então, vista esta lacuna, e as necessidades dos atletas e jogadores se adequarem ao mundo jurídico dos eSports foi o que levou a advogada Caroline Moura Maffra a fundar a Associação Brasileira de Gamers (ABG). Nesse sentido, com o objetivo de levar aos seus associados suporte e assessoria jurídica do amador ao profissional.
Os 100 primeiros associados da Associação Brasileira de Gamers
Acima de tudo, visando as melhorias no suporte jurídico aos gamers, a ABG deu um grande passo para a associação. Dado o grande poder de inclusão social proporcionado pelos eSports, muitos não possuem renda para contratação de representantes da lei para atuarem junto as suas Orgs . Então, a Associação Brasileira de Gamers abriu as portas para novos associados, onde os 100 primeiros associados terão um ano de serviços jurídicos custeados pela Associação.
Torne-se um associado da ABG acessando o site www.somosabg.com.br.
Os maiores motivos de questões jurídicas no mundo gamer.
Em suma, são vários os motivos que levam até questões jurídicas no âmbito dos jogos eletrônicos.Logo, nós do Passei de Level corremos para nos associar e nos tornarmos parceiros da ABG.
Nesse sentido, para que você tome conhecimento, elencamos algumas da questões jurídicas mais de interesse e mais frequentes enfrentadas no mundo gamer:
- Banimentos de jogadores;
- Contratos entre cyber-atletas e grandes players;
- Discussões sobre regulamentação do setor;
- Leis de incentivo ao eSports;
- loot boxes;
- Estatuto da Criança e do Adolescente;
- Abertura de CNPJ;
- Registro de propriedade intelectual.
Ou seja, essa é uma breve lista perto dos assuntos em geral. Por fim, caso queira saber mais sobre a ABG e se tornar um de seus associados acesse o site www.somosabg.com.br