Modalidades dos eSports, conheça as principais e mais jogadas.
Primeiramente, é notável que os Esportes Eletrônicos vêm crescendo no cenário atual. Entretanto, as modalidades ainda são causas de grandes curiosidades às pessoas. Contudo, pode-se considerar dúvidas comuns e fáceis de sanar.
Modalidades de Esportes Eletrônicos.
A princípio, Esportes Eletrônicos é nada menos que uma das modalidades dos eSports contemporâneo. Em outras palavras, podemos falar que é um tipo de competição entre jogadores. Analogamente, eles atuam como outros profissionais do meio esportivo convencional. Desse modo, pode-se assistir as competições presencial ou online por meio de TV, plataformas de stream.
Nesse sentido, considera-se diversas as categorias de esportes eletrônicos, dentre eles há vários exemplos de acordo com o gênero:
Jogos de Luta – São os jogos clássicos e competitivos entre dois jogadores (Jogador vs. Jogador ou PvP).
Exemplos: Street Fighter, Super Smash Bros, Mortal Kombat, Dragon Ball.
FPS – First Person Shooters (atiradores de primeira pessoa) – Jogos de tiro em primeira pessoa.
Exemplos: Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), PUBG, Point Blank, Overwatch.
RTS – Real Time Strategy (estratégia em tempo real) – Modalidades que contornam a conquista de territórios inimigos por meio de estratégias de guerras.
Exemplos: StarCraft: Brood War, StarCraft II, Warcraft III.
MOBA – Multiplayer Online Battle Arena (arena de batalha multijogador online) – É a categoria mais sucedida dentro dos eSports. Dois times se enfrentam em um mapa até atingir o objetivo de destruir a base de seus adversários antes de atingirem a sua.
Exemplos: League of Legends (LoL), Defense of the Ancients 2 (DotA 2), Heroes of the Storm, Heroes of Newerth.
Simuladores – Essa espécie de jogo é a tentativa de reproduzir as peculiaridades dos esportes da vida real, como futebol, basquete, automobilismo.
Exemplos: FIFA series, NBA 2K, F1, Forza.
Card games (jogo de cartas) – O tipo de jogo que promove disputa entre dois jogadores envolvendo estratégias, montagens de decks.
Exemplos :Hearthstone, GWENT, Magic The Gathering Arena, Artifact.
Cultura Gamer
A princípio, após a chegada dos Fliperamas, na década de 80, que os games se tornam mais populares. Ainda mais, na década de 90 foi a vez da chegada dos consoles, e logo após suas adaptações para serem jogados na TV. Ou seja, a acessibilidade ao uso de computadores e melhorias no âmbito tecnológico pôde beneficiar cada vez mais a cultura gamer.
Categorias dos eSports
Além disso, o game está cada vez mais se tornando parte da sapiência do povo brasileiro, as modalidades dos eSports que já é adaptado para múltiplas categorias, entre elas estão:
Gamer casual: categoria de pessoa que que joga games com jogabilidade considerada fácil e não passa muito tempo jogando jogos de computadores.
Hardcore gamer: pessoas que passam maior parte de seu tempo de lazer jogando, e em consequência disso são mais adaptados a jogar no nível difícil ou mais difícil.
Retrogamer: um gamer que gosta de jogar e colecionar jogos vídeos de uma era mais desusada.
Import gamer:é o gamer que aprecia jogar e colecionar jogos vídeos de produção internacional.
Cyber atleta: gamer profissional que joga jogos por dinheiro.
Gamer regular: é um gamer “normal” de acepção média, intermediário. É a pessoa que tem mais um interesse passivo em jogos de videogame.
Gamer Hacker: o jogador que burla as regras do jogo online, utilizando-se de softwares de terceiros para alterar características do jogo.